Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Ações e programas | Acesso a Informação
 

Ações e programas

Nesta seção, são divulgadas as informações pertinentes aos programas, ações, projetos, principais metas e atividades implementadas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco  (UFRPE). 

As ações e programas da UFRPE ocorrem principalmente no âmbito do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Inovação. 

Confira aqui a Carta de Serviços aos Usuários da UFRPE: http://www.servicos.ufrpe.br/br

ENSINO - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG)

O ensino na UFRPE é representado pela Educação Superior e pela Educação Básica, Técnica e Tecnológica. São diversos os cursos de graduação, abrangendo áreas como a das Agrárias, das Ciências Exatas e da Terra, e das Ciências Humanas. A UFRPE possui 56 cursos de graduação, com uma oferta anual de mais de quatro mil vagas. Atualmente, o Campus Sede, em Dois Irmãos, concentra 48% dos cursos; a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), 13%; a Unidade de Serra Talhada (UAST) com 16%; a Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UEADTec) com 14%; e a Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, responsável pelo ensino das engenharias (Civil, de Materiais, Elétrica, Eletrônica e Mecânica), é responsável por 9% dos cursos de graduação.

Na modalidade EAD, a UFRPE dispõe, por meio da UEADTec, de 8 cursos, com ofertas em 16 polos, sendo 13 em Pernambuco e 3 na Bahia. A UFRPE, como Instituição de Ensino Superior, oferece aos seus estudantes de graduação programas que favorecem uma formação profissional crítica e reflexiva, ao mesmo tempo em que fomentam o interesse pela vida acadêmica. Alguns desses programas são: Monitoria Acadêmica, Programa de Residência Pedagógica, Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (PIBID), Programa de Educação Tutorial (PET) e Programa de Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA).

Em 2019, destacam-se algumas atividades ligadas à área de Ensino, como: - Consolidação da Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ), responsável por 04 cursos de bacharelados integrados com 04 cursos tecnológicos (Bacharelados: Engenharia da Computação; Engenharia Controle e Automação; Engenharia Hídrica; Engenharia Química / Tecnólogos: Tecnologia em Eletrônica Industrial; Tecnologia em gestão de recursos hídricos; Tecnologia em processos químicos; Tecnologia rede de computadores) com oferta de 320 vagas e início das atividades programado para o ano 2020; - Oferta de 40 vagas no Curso de Bacharelado em Agroecologia, campesinato e educação popular, que iniciou o funcionamento em 2019 com ênfase no público da agricultura familiar e camponesa e dos movimentos sociais; - Oferta de 80 vagas no Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental, em prol do desenvolvimento sustentável num contexto de preservação do meio ambiente, as atividades acadêmicas do curso começaram no primeiro semestre letivo de 2019. - Aproximadamente 70% dos estudantes, do Campus SEDE, acompanhados pela assistência estudantil conseguiram apresentar alto ou médio desempenho acadêmico (sucesso e sucesso parcial).

Esse processo contribui diretamente para que estudantes possam concluir os cursos de graduação, além de possibilitar a diminuição da retenção e evasão estudantil. - Elevação de 17% da Taxa de Sucesso da Graduação, em 2019 quando comparado ao ano de 2018. A TSG da UFRPE, com ações de combate à evasão e ao abandono, totalizou em 34,18% tendo um aumento de aproximadamente 5 pontos percentuais. - Em 2018, os estudantes beneficiados pela assistência estudantil alcançaram um percentual médio de 65,05% na Taxa de Sucesso da Graduação. A TSG referente ao ano 2019, dos alunos acompanhados pela assistência estudantil, só poderá ser calculada no 1º semestre de 2020. No que tange à Pós-Graduação, são 44 programas, que ofertam 61 cursos de Pós-graduação stricto sensu. Além disso, destaca-se que a Universidade oferece cursos de mestrado profissional em rede nacional 23 (PROF) em: Matemática (PROFMAT), em Física (PROFFIS), em Letras (PROFLETRAS), em Química (PROFQUI) e em Administração Pública (PROFIAP). Além dos programas PROF, a UFRPE participa de programas em rede de diversas modalidades, entre eles: Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia (PDIZ), Doutorado em Biotecnologia (Renorbio), Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos e Etnobiologia e Conservação da Natureza.

Objetivo Estratégico das ações de Ensino: Utilizar o seu capital intelectual para promover a qualidade do ensino e a excelência na formação profissional nas diversas áreas do saber e promover a formação continuada dos professores formadores.

 

PESQUISA - Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais (Instituto IPÊ) / Núcleo de Pesquisa (Nupesq)

A pesquisa científica e tecnológica é um dos alicerces no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, que promove a UFRPE no cenário regional, nacional e internacional, pelos destacados produtos gerados pelas pesquisas desenvolvidas e pelo reconhecimento de renomados cientistas em seu quadro funcional. Naturalmente devido à sua origem, a produção científica da UFRPE concentra-se na área das ciências agrárias, que somada as ciências biológicas contribuem com aproximadamente 31,3% da produção científica, imprimindo à UFRPE destacada competência nacional nestes campos do saber. A Universidade conta com 192 grupos de pesquisa abrangendo diversas áreas do saber. Nos editais de iniciação científica de 2018-2019 e 2019- 2020 as pesquisas dos estudantes foram distribuídas nos seguintes campos de conhecimento: 44,63% - Ciências agrárias; 20,76% - ciências exatas e da terra; 11,86% - Ciências Biológicas; é importante destacar também que outras áreas do saber estão em evolução, a exemplo das ciências humanas, linguística, engenharias e ciências sociais aplicadas, ampliando e diversificando a competência científica da UFRPE. Também se destacam os campi avançados, como a Clínica de Bovinos, a Fazenda Didática de Garanhuns e as Estações Ecológica de Tapacurá, de Agricultura Irrigada de Parnamirim, de Agricultura Irrigada de Ibimirim e Experimentais de Cana-de-açúcar do Carpina e de Pequenos Animais do Carpina além da Base de Piscicultura Ornamental e Pesquisa Marinha (POPMAR). Associando a infraestrutura disponível e a desenvoltura de seus pesquisadores, UFRPE cumpre seu papel com uma instituição federal de ensino superior, levando à sociedade resultados de pesquisas que atendem às suas demandas, gerando impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico e ambiental, desde a Zona da Mata até o sertão de Pernambuco, bem como na região nordeste em geral. 

Objetivo estratégico da Pesquisa: Fortalecer e diversificar as atividades de pesquisa através de parcerias no âmbito público e privado.

 

EXTENSÃO - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEx)

Atenta às demandas sensíveis da sociedade, como educação, direitos humanos, saúde, habitação, sustentabilidade, produção de alimentos, geração de emprego e renda, a Extensão da UFRPE contempla, anualmente, projetos oriundos das mais diversas áreas. A Extensão universitária da UFRPE tem como macro objeto promover a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade. Contudo, alinhada com as cinco dimensões de avaliação que caracterizam a extensão universitária: Políticas de Gestão, Infraestrutura, Plano Acadêmico, Relação Universidade Sociedade e Produção Acadêmica. Em 2019, foram realizados 217 projetos de extensão sem aporte financeiro (SÔNUS) e foram contemplados 172 projetos com bolsas, com destaque para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão (BEXT), que estimula a participação de estudantes em ações de Extensão, com vistas a promover a cidadania e a inclusão social. 

Objetivo estratégico da Extensão: Definir política de ação extensionista que contemple programas e ações institucionais.

 

INOVAÇÃO - Instituto de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo, Internacionalização e Relações Institucionais (Instituto IPÊ)/ Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

Inovar é melhorar, renovar o estado das coisas vigentes. Inovação é um meio de mudança. A UFRPE, imbuída desse espírito inovador, cria espaços que promovem reflexões, contradições e transformações. A cultura da inovação na Instituição cria mecanismos de estímulo, orientação e apoio à sociedade em seus mais diversos anseios. 25 Nesse contexto, A UFRPE tem a consciência de que as boas práticas de Governança Pública promovem a inovação na gestão, através de seus mecanismos de liderança, estratégia e controle, na geração de valor público à sociedade. Não obstante, a UFRPE no último levantamento de governança e gestão pública realizado pelo TCU, referente ao ano de 2018, a universidade foi avaliada no Índice integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG), com média no valor de 61%. No que diz respeito as 117 Instituições de Ensino em todo território nacional que tiveram os seus questionários validados, a UFRPE ficou na 1ª colocação no estado de Pernambuco, sendo a 3ª de toda a região Nordeste e a 7ª do País. Para além da Inovação na gestão, a Universidade Federal Rural de Pernambuco tem a preocupação de propiciar a inovação em suas mais diversas esferas. Destaca-se o apoio ao empreendedorismo cujos cursos que tenham vocação para área de negócios possam atuar junto com o setor produtivo, e que ocorra esse ambiente de negócios dentro da Instituição, com licenciamento de patentes e softwares para o setor produtivo com trabalhos conjuntos com empresas. Com a nova Lei do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, passou a ser possível o desenvolvimento de projetos conjuntos entre a Universidade e o setor produtivo. Para esse fim, a UFRPE dá andamento à implantação da Política de Propriedade Intelectual da UFRPE, que já foi elaborada a partir da legislação vigente, e cria esse subsídio para a elaboração e desenvolvimento de projetos conjuntos, a fim de trazer nova ótica para o processo ensinoaprendizagem na Universidade. Para tanto, a UFRPE atua no sentido de promover e disseminar a cultura de inovação e transferência de tecnologia, a proteção e licenciamento do produto de pesquisa e defesa dos direitos autorais e propriedade industrial de obras da UFRPE, fortalecendo as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição, a fim de efetivar parcerias que venham contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Informações, diretrizes, planejamento estratégico e resultados das Ações e Programas da UFRPE estão disponíveis nos documentos abaixo. 

RELATÓRIO DE GESTÃO UFRPE 2019

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - DIRETRIZES E METAS INSTITUCIONAIS

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI 2013-2020 (Versão revisada e atualizada) 

INDICADORES DE DESEMPENHO

Mais informações sobre ações, números e indicadores institucionais no site da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan): http://ww2.proplan.ufrpe.br/br/

Renúncia de receitas

A UFRPE não desenvolve programas, ações, projetos e atividades que resultem em renúncia de receitas.

​Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT

​A UFRPE não desenvolve ações, projetos e atividades financiadas pelo FAT.

 

Running Sneakers Store | GOLF NIKE SHOES